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4 estratégias de customer experience para e-commerce

customer experience

O conceito de customer experience, vem sendo muito utilizado, principalmente por aqueles que querem fazer com que o cliente se sinta parte da empresa.

 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e fundamentais para os negócios, demandando apenas bons atendimentos.

 

Contudo, existem dificuldades e dúvidas na hora de pensar em toda experiência de consumo para esse cliente de maneira qualificada.

 

Se você tem um e-commerce, inclua estratégias de customer experience no seu planejamento.

Entenda!

 

O que é customer experience no e-commerce

Customer experience, pode ser definido como um conjunto de percepções e impressões que um consumidor tem sobre uma determinada empresa.

 

Isso logo após a sua interação com ela. Isso nada mais é do que a imagem que a marca passa para o cliente durante todo o processo de compra.

 

Quando falamos em e-commerce não é diferente.

 

Toda vez que o cliente se relaciona com a empresa, desde a compra até o pós-venda, ele está tendo uma experiência.

E é justamente ela que fará ele voltar ou não a acessar e indicar o seu site.

 

Vantagens do customer experience no e-commerce

Adotar boas estratégias é fundamental para garantir o sucesso do e-commerce.

 

Isso faz com que seja possível atingir resultados satisfatórios para o seu negócio.

 

Desse modo, algumas vantagens do customer experience merecem destaque:

 

  • Maior conhecimento das necessidades do público-alvo:as necessidades do público-alvo devem ser notadas e antecipadas para que tudo seja feito de acordo com as necessidades de cada um;

 

  • Melhoria no atendimento: os colaboradores precisam focar no atendimento e solução de problemas dos consumidores, sempre apresentando os diferenciais competitivos;

 

  • Melhoria dos processos internos: auxilia a empresa na hora de entregar excelência nos preços, atendimento, qualidade do produto e canais de disponibilização;

 

  • Fidelização dos clientes: atendimentos diferenciados, promoções e dicas via e-mail, são formas de fortalecer o relacionamento entre a marca e o cliente;

 

  • Otimização dos recursos: o e-commerce saberá as áreas e produtos a serem direcionados para os investimentos, descartando o que não agrega valor, e ajustando o que pode ser melhorado;

 

  • Maior potencialização do faturamento: a partir do momento que processos são alinhados, as equipes e os recursos ficam disponíveis e o customer experience se torna rentável.

4 estratégias de customer experience para e-commerce

Investir na experiência do cliente, pode ser considerada uma maneira eficaz na hora de diferenciar a sua marca dos concorrentes, e assim aumentar seu faturamento.

 

E é por isso que separamos 4 estratégias fundamentais para te auxiliar nesse assunto.

Acompanhe:

 

#1 Análise da jornada de compra do cliente

O cliente precisa ser encantado ao longo de toda jornada de compra, fazendo com que seja entregue valor nas interações, o que vai da atração à conversão.

 

Para isso, pense nos interesses desses clientes que acessam seu e-commerce e apostem no uso de sistemas para lojas.

Sistemas esses capazes de promoverem operações eficientes e flexíveis, focadas sempre na melhor experiência do cliente durante a jornada de compra.

 

#2 Unboxing Experience

Assim que o consumidor recebe a entrega, ele precisa se encantar, ser influenciado e perceptivo em relação a marca.

 

Use embalagens personalizadas com identidade visual do seu e-commerce.

Envie brindes ou até amostras grátis, tudo para que ao abrir o produto a sua empresa seja lembrada e indicada.

 

#3 Atendimento omnichannel

Um atendimento omnichannel, mostra nível de qualidade e interação em todos os canais com a mesma importância.

 

Faz com que a interação passe por esses canais sempre que necessário, tornando mais fácil a garantia de clientes terem suporte personalizado e experiências aprimoradas.

 

Isso ao longo de todo o processo de funil de vendas, sem que a eficiência seja perdida.

 

#4 Ações para o pós-venda

Em hipótese alguma se esqueça do pós-vendas.

 

Envie newsletters relevantes para o perfil desses clientes, conteúdos e ofertas de valor, sempre em busca de feedbacks sobre a compra que foi realizada.

 

É importante se atentar nas preferências do público, e assim melhorar as suas experiências.

 

Principal papel do customer experience

O foco principal do customer experience é ser uma ferramenta eficaz para que a empresa consiga ter uma percepção do mercado com base no que o consumidor vem recebendo.

 

Nesse caso, o cliente deve sempre ter a melhor experiência possível desde o momento da atração pelo produto ou serviço ao pós-venda.

 

É nessa hora que as empresas passam a adotar a inovação disruptiva.

 

Processos onde a tecnologia transforma ou substitui produtos por soluções melhores e inovadores, a fim de proporcionar melhorias aos consumidores.

 

Foi possível entender que o customer experience é importante para toda empresa, independente do porte.

 

Só assim as marcas conseguem ser mais reconhecidas pelos usuários e proporcionarem as melhores e mais diferenciadas experiências de compras.

 

Para saber ainda mais sobre o assunto, aprenda a descobrir a persona do seu e-commerce.