Doutor E-commerce

5 práticas para aumentar o faturamento do seu e-commerce

aumentar o faturamento

O faturamento é um dos assuntos mais importantes na gestão de um empreendimento.

Em uma definição, pode-se dizer que é a soma dos valores obtidos com as vendas dos produtos ou dos serviços que a empresa oferece ao consumidor.

 

Trata-se do montante que entra no caixa da empresa devido a atividade comercial, mas é importante destacar que não se trata de lucros como se pensa.

Visto que os lucros que uma empresa de limpeza de pedras terá será somente após a retirada de gastos como impostos, comissões, despesas fixas e outros pontos que a empresa realiza o pagamento.

 

Os faturamentos podem, também, estar ligados ao capital que foi fruto de rendimento de aplicações financeiras, que, junto às vendas, conseguem oferecer uma margem de percepção de quanto a corporação tem como capital.

 

Outras formas que o faturamento pode contribuir para uma companhia que atua em e-commerce estão em pontos como:

  • Mensurar performance de venda;
  • Entender se os produtos são atrativos;
  • Calcular tributos a serem pagos;
  • Manter fluxo de caixa saudável.

 

Para que uma empresa possa não apenas aumentar sua presença de mercado dentro da segmentação de e-commerce como também ter um maior faturamento, é essencial que se conheça tanto os formatos como as práticas que possibilitam esse resultado.

 

E, com isso, fazer com que o empreendimento saiba o que elaborar para ganhar uma maior estabilidade, seja em um comércio tradicional de revitalização da pintura automotiva, ou também no e-commerce, ou comércio eletrônico, como também é chamado.

 

Formatos de faturamento

Em suma, para que as práticas de aumento de faturamento possam ser elaboradas da melhor forma possível, é fundamental que, em um primeiro momento, se tenha o conhecimento a respeito dos tipos de faturamento que uma empresa pode vir a ter.

 

Sendo assim, um desses tipos de faturamento é mais conhecido como faturamento bruto.

Sendo este o valor de vendas de produtos ou serviços, independente do valor que possuam e da categoria que se enquadrem, em determinado período anual ou até mesmo mensal.

 

Dessa forma, o faturamento bruto, normalmente, é calculado a partir das vendas que são realizadas com parcelamento ou também vendas que tiveram seus pagamentos feitos de modo recorrente.

 

Em outras palavras, mesmo que o cliente tenha efetuado o pagamento de uma parcela da compra de um produto que ele adquiriu, seja ele um item eletrônico, doméstico ou um guarda corpo fumê, o faturamento do período irá calcular o valor total da compra.

 

E para que os cálculos desse formato de faturamento bruto possam ser compreendidos e realizados de forma simples e eficaz, deve-se calcular o valor de determinado produto ou serviço oferecido multiplicado pela quantidade total de vendas que foi realizada.

Esse cálculo pode vir a ser bastante útil para oferecer um melhor controle para a empresa em questão.

 

Além disso, ele pode ser realizado de modo mensal e ter todos os dados arquivados para futuras somatórias, para quando houver a necessidade de efetuá-las.

Por outro lado, já o faturamento líquido, se trata do valor após a retirada do montante que pagará impostos.

 

Impostos esses de vendas, e até mesmo de produtos que foram devolvidos, que possuem contratos com diversos tipos de empresas, sejam elas da área de produção de peças automotivas ou qualquer outra área.

Por meio deste dado, é possível que o empreendimento fornecedor de embalagens personalizadas tenha maior controle e compreensão de como está sendo o desempenho financeiro do negócio.

 

Com isso, é possível saber o que fazer para melhorar ou o que deve ser removido para que não gere prejuízos.

A compreensão destes formatos permite que o entendimento sobre o faturamento da empresa seja ainda maior e que o negócio possa realizar medidas que não atrapalhem o desempenho.

 

E, assim, buscar formas para que as práticas de aumento sejam sempre positivas e ajudem na conquista do resultado desejado.

Quanto maior for a compreensão que lucro e faturamento são pontos divergentes dentro da empresa, mesmo que tenham alguma relação, maiores se transformam as chances de fazer com que as práticas de aumento de faturamento ocorram como esperadas.

 

Práticas para aumentar o faturamento

aumentar o faturamento

 

Com algumas práticas e estratégias, é possível que o empreendimento conquiste um aumento em seu faturamento para que novas ações ou estratégias sejam colocadas em vigor sem que prejudique o capital do negócio.

 

1. Segmentar e manter o consumidor

Segmentação é algo fundamental dentro do mercado.

Para que o faturamento seja positivo para o empreendimento, é importante ter o conhecimento de como é o perfil do consumidor no momento da compra.

 

Isso contribui para que estratégias e as formas de nutrição do cliente durante o processo de vendas e posteriormente sejam mantidas por um longo prazo, ao ponto de que em novas necessidades haja um retorno.

 

Variando de empreendimento para empreendimento bem como de mercado para mercado, as formas de nutrir um consumidor de impressão de estampa em tecido variam e proporcionam que a empresa saiba se estabelecer ainda mais.

 

No caso do e-commerce, a nutrição do cliente é fundamental e ainda mais aprimorada com as experiências que terá ao longo do processo, permitindo que não apenas o retorno ocorra mas também uma divulgação natural para amigos e familiares com a mesma necessidade.

Por isso, manter o consumidor que foi segmentado é uma das formas de fazer com que o faturamento do empreendimento sempre se mantenha em alta.

 

2. Marketing

O marketing é um dos pontos que oferece uma maior chance de crescimento no mercado.

Como o e-commerce opera de forma digital, a empresa pode ganhar ainda mais público usando o marketing como aliado.

 

Além de conquistar o consumidor, com o marketing a empresa fortalece ainda mais sua marca dentro do mercado e a partir deste ponto pode aumentar o faturamento com os novos clientes que chegarão.

 

Até mesmo despertar novos desejos em clientes que já consumiram em algum momento e, com isso, fazer com que o marketing seja um aliado para aumentar ainda mais o faturamento do empreendimento de uniforme de limpeza hospitalar em um curto período.

 

3. Estratégias de SEO

aumentar o faturamento

 

Os campos digitais estão se tornando cada vez mais um espaço que as empresas buscam conquistar e se solidificar, por isso uma das formas para que um fabricante possa ter engajamento em suas páginas é por meio do SEO.

 

Search Engine Optimization ou otimização dos motores de busca é um processo importante quando se trata de ganhar notoriedade dentro do mercado, principalmente quando a empresa opera virtualmente como no caso do e-commerce.

 

Para que o faturamento possa aumentar em boas proporções, o SEO é um aliado para ganhar notoriedade digital. Ou seja, usar termos e palavras-chave que permitem a empresa ser descoberta nas plataformas de busca ganham mais chances de terem clientes.

 

Principalmente porque o empreendimento irá ter engajamento com acessos e outros pontos que são fundamentais para o negócio, aumentando assim o prestígio dentro da palavra-chave e, com isso, subindo em um ranking de buscas.

 

Transformando-se em uma companhia de comodato máquina de café, por exemplo, relevante e ganhando prestígio dentro do mercado tanto para os que consomem como para aqueles que somente realizam buscas.

 

4. Aprimorar a experiência de compra

Aprimorar a experiência é outra prática que faz com que o faturamento de um e-commerce aumente.

Criar conteúdos e links que possam ajudar no funil é essencial para fazer com que a experiência seja positiva.

 

O que permite ao empreendimento uma maior chance de que a experiência seja positiva e acaba agregando valores para que o cliente não apenas tenha interesse na marca, mas também seja educado sobre o produto que adquiriu.

 

Quanto melhor for a experiência que o cliente tiver desde o primeiro momento, melhores se transformam as chances de fazer com que seja fidelizado e retorne, gerando mais lucros para o empreendimento.

 

5. Atendimento eficaz

O atendimento contribui para um faturamento ainda mais eficaz, somado a outros pontos que foram estruturados pela empresa.

 

Desde a abordagem que pode ser feita inicialmente como também o atendimento em casos de dúvidas sobre o funcionamento do estúdio de ensaio musical ou, então, sobre o tamanho do produto comprado pelo e-commerce ajuda na experiência de compra.

 

Em casos de canais interligados de comunicação, a empresa deve se certificar de que está atendendo em todos os pontos igualmente para que a experiência de quem está em cada um deles não seja prejudicada.

 

Com um bom atendimento, o negócio também ganha maiores valores dentro do mercado e fazem com que as oportunidades que possam vir a surgir posteriormente aumentem ainda mais.

 

Considerações finais

O faturamento é um ponto importante dentro do empreendimento, especialmente porque possui ligações com a receita do negócio.

Ter um bom faturamento é crucial e buscar meios para que possa aumentar é algo que contribui com os avanços do negócio.

 

Por isso, é fundamental que os formatos sejam reconhecidos e distinguidos, uma vez que o bruto e o líquido possuem divergências entre si.

Para que, deste modo, as práticas como aprimoramento da segmentação ou então o uso do marketing seja feito corretamente.

 

O aprimoramento da experiência e o atendimento eficaz também ajudam no processo de atrair mais clientes, refletindo nos lucros e no prestígio que se conquista no mercado e-commerce.

 

Portanto, quanto maior for o conhecimento de como estão as finanças da empresa, melhores são as chances das estratégias agregarem valor e refletirem positivamente dentro do negócio devido aos planejamentos.

 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Posts