Você finalmente criou sua loja, criou sua marca, colocou toda descrição de produtos, começou a investir em anúncios, começaram a aparecer os resultados, e agora, escalar o seu e-commerce parece difícil?
Se eu fosse um doutor, praticamente iria te diagnosticar com um problema de “falta de conhecimento em analisar as métricas do seu e-commerce”.
Brincadeiras a parte, as métricas são de extrema importância para que você consiga um crescimento em sua loja.
Mas, o que são métricas?
No marketing digital, as métricas correspondem às informações e dados compostos em metas. Sendo assim, o primeiro passo para propagar a sua loja virtual é identificar pontos de melhoria, elaborar estratégias e acompanhar os indicadores.
Ou seja, basicamente, as métricas são importantes para você saber se está na rota certa para chegar ao sucesso. Ou se é necessário aperfeiçoar as suas ideias, ferramentas, equipe, etc.
Muito além de possibilitar a análise do seu e-commerce, as métricas são importantes para atrair e fidelizar os clientes. Isso porque quando você observa os resultados, é possível entender melhor como é a jornada das pessoas dentro do seu site.
O resultado disso é a melhora da experiência dos usuários. É possível ir muito mais a fundo e realmente enxergar com os olhos da clientela. Muitas vezes, você pode descobrir insights surpreendentes.
Além disso, confira mais dois motivos que explicam a importância das métricas:
Visão de futuro
As métricas também são importantes para que você tenha visão de futuro.
Por exemplo, vamos supor que a sua loja virtual seja de calçados masculinos, certo?
Então, quais serão as melhores estratégias para você aplicar na próxima campanha de Dia das Mães ou, mesmo, para os próximos anos? Os dados te indicam as melhores tomadas de decisão.
Como e onde acompanhar as métricas da sua loja on-line?
No geral, as métricas de um e-commerce são representadas pelas taxas de:
- Conversão: número de pessoas que compram os seus produtos;
- Usuários: quantidade de pessoas que acessam o seu site;
- Sessões: relacionado à frequência de visitas, no geral. Por exemplo: um mesmo usuário entra no e-commerce três vezes em um dia. Ou seja, foram três sessões.
- Tempo de sessão;
- Rejeição: número de pessoas que entraram na sua loja on-line, mas não clicaram em nada;
- Sessões por página: quantidade de acesso em cada “tela” de produto, categoria, departamento e home;
- Ticket médio: o quanto os clientes gastam em cada compra;
- Abandono de carrinho (desistência de uma compra);
- Entre outras…
Atualmente, existem várias ferramentas digitais que permitem o acompanhamento fácil e intuitivo dessas métricas. O Google Analytics é uma das mais utilizadas por profissionais de marketing digital.
Aliás, lá também é possível entender melhor quem é a persona do seu negócio. Além disso, criar campanhas segmentadas nas redes sociais.
Conclusão
Se você é quem faz todas essas operações no seu e-commerce, recomendo se aprofundar um pouco mais sobre como interpretar as métricas, mas, caso você já tenha um gestor de tráfego ou uma agência que faça por você, sempre é importante você cobra-los sobre as métricas para que isso os ajude a tomar decisões que gerem bons resultados.