Sua loja virtual pode até ter um bom número de visitantes e uma alta taxa de cliques, seus produtos como suas impressoras térmicas podem ter uma boa visibilidade e até mesmo a sua marca pode ser bem popular, mas nada disso irá adiantar se você não tiver o principal do comércio digital: uma alta taxa de conversão.
Por melhor que seja o seu site e por mais badalada que seja a sua página, a conversão é quem determina o seu sucesso.
Por isso é preciso que o número de vendas seja relativamente alto, o problema é que muitas vezes ele não é e muitas empresas sofrem com o chamado “abandono de carrinho”.
O abandono de carrinho é um dos principais desafios para qualquer loja virtual, sabe quando um usuário entra no seu site, clica no produto, adiciona ele no carrinho, mas na hora de concretizar a conversão acaba abandonando tudo?
Bom, esse é o abandono de carrinho, é a desistência bem na última hora quando só falta realizar o pagamento.
É claro que ninguém quer passar por isso, certo?
Então pensando nisso, no texto de hoje separamos algumas dicas de como otimizar o checkout para reduzir a taxa de abandono de carrinho e como consequência, aumentar o número de suas conversões, bora conferir?
Então vamos lá!
Abandono de carrinho: porque é tão importante reduzi-lo?
Antes de falarmos as estratégias que podem ser executadas é preciso entender um pouco melhor oque faz o abandono de carrinho um conceito tão temido por qualquer loja virtual, como citamos acima, de nada adianta ter uma alta taxa de cliques, uma boa visibilidade e um bom fluxo dentro da sua loja se no final das contas, a conversão estiver em baixa.
O que vale mesmo é justamente a confirmação da compra, e o grande problema do abandono de carrinho é que ele acontece com mais frequência do que deveria, de acordo com pesquisas feitas pela Barilliance, a taxa média global de abandono de carrinho é de 77,73%.
Existem vários motivos que fazem com que essa taxa seja tão alta assim, afinal, menos de 25% das pessoas que acessam seu site, separam um produto e o adiciona no carrinho realmente efetivam a compra, e conforme a Moosend, cerca de 28% dos carrinhos é devido aos check outs problemáticos.
Para evitar que esse número se aplique na sua loja virtual e para tentar escapar dessa taxa tão alta, separamos algumas dicas que irão te ajudar nessa jornada, confira!
Passe segurança durante o check out
Ainda conforme a Moosend, cerca de 19% das pessoas não se sentem seguras ao fazer uma compra online e acabam desistindo bem na hora que o produto já está no carrinho, muitos usuários sentem que podem ter suas informações lesadas e seus dados violados durante a compra, o que faz com que eles desistam bem no momento crucial.
Sendo assim, cabe a sua loja passar mais segurança durante o check out, assim como uma empresa física instala alarmes e câmera de monitoramento, aqui sua abordagem terá de ser diferente, mas focado nessa segurança, para isso, mostre que seu site é seguro com certificados e depoimentos de outros consumidores.
Também tenha um pagamento integrado com plataformas seguras como o Mercado pago ou Picpay, e até mesmo dê algumas garantias para o usuário como reembolso do valor, usar essas grandes marcas transmite credibilidade e faz com que a pessoa tenha certeza que irá receber seu produto.
Vá direto ao ponto e seja transparente com o consumidor
O grande erro de muitas lojas virtuais é de querer vender o produto a qualquer custo e acabar não sendo totalmente com o seu consumidor, e no final das contas, essa ausência de transparência faz com que ele desista de concluir a compra, sendo assim, vá direto ao ponto e seja claro no seu diálogo.
Não altere valores, não mude o valor do parcelamento e nem cobre um frete muito mais caro do que o produto, ofereça a ele exatamente tudo aquilo que ele viu até agora, não mude nada e deixe tudo muito bem explícito durante seu processo de compras.
Também é importante deixar ao lado da tela do usuário, um resumo do seu pedido completo, os itens selecionados e o valor final da compra, já incluindo o frete, tarifas e impostos, lembre-se de ser detalhista e passar todas as informações de forma clara e concisa.
Facilite o seu cadastro e disponibilize o login social
Aproximadamente cerca de 21% dos usuários desistem da compra ao se depararem com um checkout longo e complicado demais, com um formulário repleto de perguntas e um cadastro longo, demorado e cansativo, sabemos que coletar dados é algo importante, mas tente simplificar as coisas.
Não é como se a pessoa estivesse indo visitar uma estação de tratamento de água e seja necessário alguns documentos, durante a compra, procure ser mais simples, forneça a opção do chamado login social, que é quando o usuário conecta sua conta do Facebook ou do Google para acessar sua página.
Ou até mesmo remova a obrigatoriedade de criar cadastros e solicite apenas as informações mais básicas como e-mail para contato e endereço para a entrega do produto, quanto mais simples for o check out, maior a chance de ter sucesso, então não complique.
Seja flexível nas formas de pagamento
Atualmente, as pessoas procuram cada vez mais por versatilidade na hora de realizar o pagamento, cerca de 20% abandona o carrinho caso não tenha a metodologia de pagamento que seria escolhida pelo consumidor, então é preciso ser versátil e completo.
Procure agregar todos os principais meios de pagamento da atualidade como cartões de débito e crédito com diferentes bandeiras, além de pix, boleto, transação bancária e até mesmo o uso de carteiras digitais.
Seja versátil dentro das suas opções e apresenta um leque robusto para o usuário definir o que ele prefere, tenha em mente que você deve se disponibilizar para diferentes públicos, então use isso ao seu favor.
Use o retargeting para não perder nenhum cliente
O retargeting nada mais é do que uma estratégia que consiste em enviar promoções e mostrar o produto novamente para aquela pessoa que abandonou o carrinho, sabe quando você acaba de ver uma cantoneira de ferro, mas acabou desistindo da compra e na sequência o produto aparece em todas as páginas possíveis que você entra? Esse é o retargeting.
Esse é o conceito que ajuda a continuar mostrando ao usuário sobre o produto e faz com que ele reconsidere a sua oferta de vendas, ele é capaz de aumentar a taxa de conversão em até 150% e, além disso, reduz o abandono de carrinho em 6,5%.
Mantenha o contato constante com o público que abandonou o carrinho, estabeleça um relacionamento, entenda suas dores e comece a trabalhar com esse público para que essa ação não se repita mais.
Como está sua taxa de abandono de carrinho?
Preparado para dar a volta por cima e melhorar sua conversão?
Então comente abaixo qual a sua opinião sobre o conteúdo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!