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Como usar o Pinterest no e-commerce

Como usar o Pinterest no e-commerce?

Pinterest é uma rede social que permite que os usuários compartilhem imagens (Pins) de seus interesses.

 

Ela é muito popular no mundo todo e pode ser uma excelente ferramenta para o e-commerce.

 

Neste artigo, vamos explicar o que é o Pinterest, como ele funciona e por que ele pode ser útil para os negócios online.

 

Também daremos algumas dicas sobre como usá-lo corretamente para aumentar as vendas do seu e-commerce.

Confira!

 

O que é o Pinterest?

Pinterest é uma rede social que permite aos usuários compartilhar e descobrir imagens e outros conteúdos de interesse.

 

A plataforma foi criada para facilitar o processo de “pinning” (fixação) de imagens interessantes na web e acessá-las posteriormente em um painel virtual.

 

Os usuários podem criar e compartilhar coleções de imagens (chamadas “pinboards”) sobre qualquer tópico que desejarem.

 

Além de imagens, o Pinterest também suporta o compartilhamento de vídeos e links.

 

Os usuários também podem “seguir” outros usuários para ver o que estão salvando em seus painéis virtuais.

 

Tudo isso com foco e objetivo de criar inspirações e gerar ideias sobre determinado assunto.

Além disso, os usuários podem ser impactados por conteúdos e ideias relacionadas com os seus interesses.

 

Como funciona o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social que funciona através de imagens, os chamados “Pins”.

Os usuários podem criar e compartilhar coleções de imagens (“Boards”) sobre qualquer tópico que imaginarem.

 

É possível seguir outros usuários e ver o que estão Pinando.

O Pinterest também oferece a opção de procurar por imagens na internet, utilizando a sua ferramenta de busca interna.

 

Os Pins podem ser de qualquer tipo de imagem: fotos, GIFs, infográficos, vídeos e até links.

 

Ao clicar em um Pin, o usuário é redirecionado para a fonte da imagem original.

 

Se for uma foto ou um GIF, é possível visualizar a imagem em tamanho real.

 

Se for um vídeo, o usuário será direcionado para o site onde o vídeo está hospedado, como YouTube ou Vimeo.

 

Se for um link, o usuário será direcionado para o site correspondente.

 

As imagens que os usuários Pinam podem ser de qualquer lugar da internet, inclusive do seu próprio site.

Caso tenha uma loja online, é importante ter um Pinterest Business para poder acessar todas as ferramentas e funcionalidades da rede social voltadas para o e-commerce.

 

Como análises detalhadas do seu perfil e dos seus Pins.

 

Para criar um Pinterest Business, basta acessar o site da rede social e clicar em “Criar uma conta comercial”.

 

Você precisará informar o seu nome, e-mail, senha e país de residência e, após isso, aceitar os termos do contrato digital feito por meio de assinatura eletrônica.

 

Que inclusive é essencial para quem possui e-commerce.

 

Em seguida, você será redirecionado para a página de configurações da sua conta, onde poderá inserir mais informações sobre a sua empresa.

 

Como a descrição, endereço e telefone.

 

Uma vez que sua conta esteja criada, é possível começar a Pinar imagens da sua loja online.

 

Para isso, basta clicar em “Pin” na barra de ferramentas e escolher a opção “Loja on-line”.

Na página que será aberta, você poderá inserir o link do produto que deseja Pinar e uma imagem representativa.

 

Também é possível escolher a categoria do produto e adicionar uma boa descrição.

 

Por que usar o Pinterest no e-commerce?

Apesar de ainda ser uma rede social relativamente nova, o Pinterest já é um excelente canal para e-commerce.

 

Com mais de 433 milhões de usuários ativos no mundo todo, o site se tornou uma ferramenta indispensável para quem deseja divulgar e vender produtos.

 

No Pinterest, as pessoas buscam inspiração para todos os tipos de compras, desde roupas a decoração de casa.

 

A rede social é uma ótima oportunidade para expor seus produtos para um público interessado em comprar.

 

Além disso, o Pinterest funciona como uma espécie de e-commerce, permitindo que os usuários comprem produtos diretamente pelo site.

 

Com uma ferramenta chamada “buyable pins”, é possível vincular produtos a um pin e permitir que os usuários comprem diretamente pelo Pinterest.

 

Para quem deseja utilizar o Pinterest para e-commerce, é importante criar uma estratégia de conteúdo e investir em pins ricos em imagens e informações.

 

Além disso, é fundamental utilizar as ferramentas de SEO do Pinterest para garantir que seus produtos sejam encontrados pelos usuários.

 

Como usar o Pinterest no e-commerce

Agora que você já sabe o que é o Pinterest e por que deve usar a rede social para o seu e-commerce, chegou a hora de aprender como fazer isso.

 

O passo zero a se fazer é criar uma conta comercial na rede social.

 

Como já mencionamos, isso é importante para ter acesso às ferramentas voltadas para o e-commerce, como as análises detalhadas.

 

Agora sim, vamos às dicas:

 

#1 Crie Pins de compartilhamento

Primeiramente, é importante ter em mente que o Pinterest funciona como uma rede social de compartilhamento de imagens.

Por isso, é essencial criar Pins atrativos e ricos em informações que façam com que as pessoas compartilhem na sua própria rede.

 

Uma boa dica é utilizar as ferramentas de edição do Pinterest para criar Pins que chamem a atenção. É importante inserir uma breve descrição no Pin e utilizar as hashtags adequadas.

 

Outra dica é utilizar as ferramentas de SEO do Pinterest para garantir que seus Pins sejam encontrados pelos usuários.

 

Para isso, basta inserir as palavras-chave adequadas nos campos de descrição e tags.

 

#2 Adicione Pins complementares

Uma boa estratégia para chamar a atenção dos usuários é criar Pins complementares.

 

Isso significa que, além do Pin principal, você pode adicionar outras imagens que mostrem o produto em diferentes ângulos ou em diferentes situações.

 

Essa é uma ótima forma de mostrar de maneira detalhada o produto e aumentar as chances de vendas.

 

Além disso, os Pins complementares também são uma ótima forma de mostrar a variedade de produtos que a sua loja oferece.

 

Por exemplo, se você vende roupas, pode criar um Pin principal com o produto em destaque e outros Pins complementares mostrando o produto em diferentes situações.

 

Utilize a ferramenta de Analytics do Pinterest para analisar o desempenho dos seus Pins e verificar qual está funcionando melhor.

 

Assim, você pode focar na criação de Pins semelhantes.

 

#3 Faça conteúdos com formatos diferentes

Por fim, crie conteúdos em formatos variados para atrair ainda mais usuários.

 

Além dos Pins tradicionais, você pode criar guias, vídeos e atualizações dos seus produtos.

 

Os guias são ótimas formas de mostrar dicas e passo a passo para o uso de um produto.

 

Já os vídeos são uma ótima forma de mostrar o produto em movimento e chamar ainda mais a atenção dos usuários.

 

As atualizações dos produtos são uma ótima forma de manter os usuários por dentro das novidades da sua loja.

 

É interessante utilizar a técnica do pitch para conseguir explicar rapidamente aquilo que você faz ou vende, despertando o interesse do usuário.

 

Utilize as ferramentas de conteúdo do Pinterest para criar esses formatos diferentes e chamar ainda mais a atenção dos usuários.

 

Com essas dicas, você já pode começar a utilizar o Pinterest e dar um UP no seu e-commerce.

 

Lembre-se sempre de investir em uma boa estratégia de conteúdo e utilizar as ferramentas da rede social para garantir o sucesso da sua utilização.

 

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