Doutor E-commerce

Início » Como fazer um bom anúncio para vender online?

Como fazer um bom anúncio para vender online?

Já se sabe que para vender online já não basta cadastrar os produtos nas plataformas e sair vendendo.

 

É preciso também criar estratégias para que os seus produtos sejam visualizados pelos consumidores de forma atraente, seja ampliando a presença digital em canais variados e, principalmente, apostando em bons anúncios para vender online.

No e-commerce, a oportunidade é grande, mas os concorrentes estão sempre a um clique do seu produto, por isso, vale investir tempo e energia em anúncios que se revertem em vendas.

 

Neste artigo mostraremos algumas dicas importantes para criarmos anúncios relevantes no e-commerce. Confira:

 

Organização e integração

Entre as estratégias de venda, estar presente em canais variados com anúncios interessantes é uma aposta certeira.

Mas para garantir integração entre os setores do negócio é importante utilizar um sistema de gestão para auxiliar nas vendas e também dar ao cliente uma boa experiência de compra em qualquer canal que ele encontrar o seu produto.

 

No mundo online, onde o alcance de possíveis compradores é muito maior, realizar diversas vendas pode ser um risco quando a operação da empresa não está organizada, integrada e automatizada.

Este é o primeiro passo.

 

Outro mito que já não cabe mais para o nosso tempo é pensar que no e-commerce o preço é sempre um fator definitivo para o cliente finalizar a compra.

Nem sempre o melhor preço é o que se destaca, mas sim o anúncio com informações completas, fotos de qualidade e título atraente. Lembre que, o anúncio do produto nas vendas online, assume o papel que o vendedor teria em uma venda no ponto físico.

Por isso, separamos algumas dicas importantes para entender a estrutura dos anúncios online:

 

Dicas para fazer bons anúncios para vender online:

anúncio para vender online

 

Pensar e desenvolver anúncios diferenciados é mais do que necessário, é uma forma de mostrar as suas ofertas e encontrar o consumidor correto e disposto a investir no seu produto por uma percepção de valor no artigo.

 

Mas antes de tudo, é preciso o empreendedor analisar a concorrência, ver os anúncios de produtos similares e poder oferecer mais informações, qualidade ou imagens para se diferenciar logo de cara aos olhos do cliente.

Pesquise pelo seu produto na internet e veja o que encontra, observe os anúncios dos concorrentes para poder melhorar o seu.

A partir disso, algumas dicas são válidas:

 

O título do anúncio é fundamental

O título do anúncio é o que vai levar o consumidor a clicar.

Portanto ele precisa ser muito bem estruturado.

Precisa ser informativo (o que é o produto) e deve ser comercial (levar o cliente a entender mais sobre o produto mesmo sem clicar na descrição).

Ele deve conter as informações necessárias, porém também ser conciso e atraente.

  • Use apenas letras e evite outros caracteres como ponto, etc;
  • Utilize números somente se ele tiver relação com o modelo do produto;
  • Evite informações que não falem do produto e não insira informações como "frete grátis" ou "garantia", mesmo que possam parecer atrativas.
  • Diferencie letras maiúsculas e minúsculas e pode utilizar abreviaturas se for necessário;
  • Mantenha-se dentro dos caracteres limite, caso contrário, em algumas plataformas o título pode aparecer cortado - e se for este o caso, priorize as informações mais importantes e atraentes no início;
  • Revise a ortografia, anúncios com erros de português despertam desconfiança do comprador.
  • Caso existam variações do produto, utilize a descrição e não o título para informar;
  • Quando o anúncio for para um marketplace específico, siga as orientações do canal de vendas. Alguns sugerem inclusive uma ordem, ex: produto + marca + modelo + atributos técnicos. Mantenha-se no padrão.

 

Respeite a categorização do produto

É importante entender a categoria e até a subcategoria da qual pertence.

Cada canal de venda já categoriza os produtos conforme suas regras, e isso é determinante para entender quais informações técnicas poderão ser inseridas no anúncio.

 

Se a categorização não é pensada corretamente, o seu anúncio pode ser menos visualizado e também mantendo-se inferior ao anúncio concorrente com a categoria correta.

Para categorizar é importante pensar como o consumidor busca pelo produto e analisar anúncios semelhantes, sempre de forma crítica.

 

Fotos de qualidade

O cliente compra pelo que vê, então investir em fotos profissionais, com qualidade para poder aproximar os detalhes do produto, e principalmente que mostrem a realidade do produto é o primeiro passo para que o seu anúncio se destaque.

 

Muitas vezes o consumidor dará mais atenção para as fotos do que o descritivo do anúncio, e é na imagem que se cria o desejo de consumo.

Tenha fotos de todos os ângulos do produto, ambiente ou coloque o produto em uso também para entender o tamanho e a funcionalidade.

Atente aos direitos autorais da imagem, garanta que elas sejam de domínio público, pois em alguns casos o marketplace pode pausar o anúncio por violar os direitos autorais.

 

Dica: se você não pode investir em fotos profissionais, saiba que existem smartphones no mercado com boas câmeras, que trarão uma imagem de qualidade - basta você estudar um pouco sobre iluminação e composição de cenários.

 

ATENÇÃO: O que não fazer:

  • Não inclua fotos com marcas d`água, gráficos ou promoções.
  • Não inclua acessórios na foto que não contemplem a venda (caso o fizer, indique);

 

Dê mais motivos na descrição do produto para o cliente finalizar a compra

anúncio para vender online

 

É na descrição que se pode convencer o cliente a comprar o produto na sua loja e não na concorrência.

Mas é preciso entender a melhor maneira de colocar as informações do produto, sempre em ordem de importância e de modo que ele não fique com dúvidas sobre o produto e a sua utilização.

 

Descrições completas são fundamentais para não deixar dúvidas na hora da compra.

Complemente com argumentos de venda, mostrando por que é interessante ter o produto, mostre aplicabilidade, as vantagens e o “problema” que aquele produto pode resolver.

 

Deixamos algumas dicas para você iniciar a criação de bons anúncios, mas ainda existem outras que podem fazer a diferença para as suas vendas.

Para acessar, cadastre-se e baixe o Guia completo sobre como montar bons anúncios para vender online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *