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Dicas para montar um time para seu e-commerce

Neste artigo vamos dar dicas para montar um time para o seu e-commerce.

Equipe, parece algo simples, mas é um dos pilares principais do e-commerce que irá sustentar a sua loja durante o tempo de funcionamento.

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Para vender na internet é preciso de uma equipe sim. Pelo menos se você quer fazer isso de forma profissional e séria.

A estruturação do e-commerce pode ser comparada a estruturação de uma loja física.

Não é porque as vendas são online que você não precisa de estoque, um espaço físico e muito menos uma equipe.

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Da mesma forma que você não coloca o vendedor para cuidar da contabilidade, o mesmo não pode ser feito para as vendas online.

No começo pode até ser que você consiga tocar a sua loja sozinho ou com mais uma ou duas pessoas, assim como um pequeno empreendimento físico.

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Porém, conforme o negócio cresce é natural que sejam necessárias mais pessoas para cumprir funções específicas, não apenas pela maior demanda, mas também pela especialidade daquele profissional.

Por isso, neste artigo, vamos dar dicas para montar um time para o seu e-commerce.

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Vagas absurdas

Infelizmente, ainda vemos muitas lojas buscando profissionais que exerçam a responsabilidade de 3 ou 4 funcionários.

Motivado por uma postagem vista em um grupo de vagas no Facebook, percebemos o quanto algumas empresas buscam profissionais para exercer inúmeras funções e, provavelmente, por salários miseráveis.

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A vaga em questão pedia no mínimo três pessoas: SAC, Cadastro de produto, tratamento de imagens... só faltava limpeza do escritório!

E este tipo de “requisitos” na vaga de emprego é cada vez mais comum. Infelizmente, muitos profissionais em situações de necessidade acabam aceitando o cargo.

Isso prejudica não apenas o lado de quem procura uma vaga compatível com seu nível de conhecimento, bem como também pode prejudicar o desempenho da empresa.

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Além de ser um desmotivador para os novos ingressantes deste mercado do e-commerce.

Para a empresa, sobrecarregar o funcionário com responsabilidades de várias áreas diferentes é pedir que nenhum dos trabalhos sejam bem feitos. Além de clara sobrecarga, o funcionário “multitarefas” não tem tempo para fazer bem feito as responsabilidades delegadas.

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Dicas para montar um time para o seu e-commerce, quem contratar, então?

O negócio online permite que você, empreendedor, especialmente no começo, possa acumular algumas funções.

Entender como cada área do seu e-commerce funciona é ideal para não ficar 100% refém de terceiros para gerenciamento da sua loja.

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Porém, vamos listar alguns profissionais que você precisa, caso não saiba executar tais tarefas, desde o começo do seu e-commerce.

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Cadastro de produto

dicas para montar um time para o seu e-commerce

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Não apenas cadastrar o produto na plataforma, mas é através do cadastro de produtos que sua loja pode obter uma boa classificação orgânica no Google.

Colocar em prática boas práticas de SEO e descrições que sejam familiares aos buscadores, pode garantir bons ranqueamentos de página.

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E também é através do cadastro de produtos que você dá sugestões de usos para os consumidores, descreve seu produto e esclarece dúvidas. 

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Para você ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pelo E-commerce Quality Index (EQI), cerca de 72% das maiores empresas varejistas online do país ainda não conseguiram entregar uma boa experiência ao cliente quando o assunto é a informação.

Ou seja, podemos concluir que existe um grande gargalo operacional na maioria dos e-commerces: o cadastro de produtos.

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Sendo assim, se você trabalha com a venda de racks para servidor e pretende se destacar, o cadastro detalhado do produto, suas funcionalidades e benefícios é mais que essencial.

A partir desse processo, seus leads poderão ter uma experiência satisfatória, e poderão ter até mais chances de comprarem seus produtos ou serviços!

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Fotos de produtos e editores de imagem

dicas para montar um time para o seu e-commerce

No ambiente online não é possível tocar nos produtos, por isso dependemos das fotos para ver aspectos como cores, qualidades e características.

Dessa forma, boas fotos são imprescindíveis para garantir as vendas.

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Basta pensar como consumidor, pouco provável que você adquira um produto sem fotos ou cujas imagens estão malfeitas ou sem foco.

É através das fotos que você desperta o desejo de compra e transmite as qualidades do produto que está vendendo.

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Para o restante das funções é possível que você acumule algumas responsabilidades, uma vez que no começo a loja não terá grandes movimentos.

Não precisa contratar o melhor fotógrafo de produtos, é possível montar um estúdio em casa com alguns elementos e com fotos feitas pelo próprio celular.

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Atendimento

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Manter um funcionário responsável pelo atendimento também é imprescindível.

Seja alguém com algumas funções acumuladas no início, mas é necessário ter alguém, pelo menos em horário comercial, para responder possíveis perguntas dos consumidores.

Bem como estar de prontidão para receber problemas e queixas.

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Expedição

No início, no qual as vendas são mais tímidas e mais lentas, parece bobagem ter um funcionário focado apenas na expedição dos produtos.

Porém, se o objetivo é crescer no e-commerce, esta função requer tempo e cuidado.

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Gestão

Se você não sabe gerir o e-commerce, é preciso de alguém que saiba.

E-commerce é matemática, estratégia e lógica. É preciso controlar os produtos que entram e saem, saber gerir os funcionários e saber quais são os próximos passos da sua loja.

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A média que indicamos é um para 60. A cada 60 pedimos, um funcionário a mais o seu e-commerce deve acomodar.

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O funcionário multitarefas

Assim como mencionamos no começo do artigo, é muito comum, infelizmente, encontrarmos empresas que querem o funcionário multitarefas.

Que saiba cumprir a função de 3 ou 4 pessoas.

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Em uma operação profissional, este tipo de profissional não é o mais indicado.

Afinal, ele não terá tempo para se concentrar bem em todas as tarefas, dessa forma, as operações acabam sendo rasas.

Sem contar que o acúmulo de responsabilidades em cima de um funcionário, ou mesmo em cima do próprio empreendedor, pode criar aberturas para erros maiores.

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Dicas para montar um time para seu e-commerce

Não tente economizar dinheiro na contratação de funcionários, porque isso pode causar mais prejuízos posteriormente.

Além de ações que não são executadas com a devida atenção de devidos profissionais, a sua loja pode estar tornando-se um obstáculo do próprio crescimento.

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Entenda quais são as áreas que necessitam de maior atenção em sua loja e contrate pessoas especialistas para melhorias.

Não desvalorize o trabalho de outros profissionais e desmotive o mercado de e-commerce e seus profissionais a crescerem.

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