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Finanças no marketing: entenda essa relação

Neste artigo vamos falar sobre finanças no marketing.

Todo negócio necessita de uma gestão financeira eficiente para ser bem sucedido. No marketing não é diferente.

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Pensar uma estratégia de marketing inclui, entre outros aspectos, disponibilizar um orçamento para que as ações planejadas sejam concretizadas adequadamente.

A gestão financeira consiste em controlar todos os processos relativos às atividades financeiras da empresa.

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Os objetivos gerais são saber quanto dinheiro a empresa possui, quanto é necessário para a operação e qual sua margem de lucro.

As finanças estão presentes no dia a dia do marketing de diversas formas. Continue lendo para saber mais.

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Finanças do marketing no dia a dia

O dia a dia de uma empresa é permeado por decisões que influenciam diretamente em todas as áreas do negócio.

Tais decisões vão desde as mais pequenas, como o melhor licenciamento do windows ou materiais de papelaria, até estratégias administrativas para garantir a saúde financeira.

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Quando se trata de marketing, a lógica é a mesma.

Afinal, essa área não só precisa de parte do orçamento da empresa para funcionar, como também é responsável por divulgar a organização e trazer mais clientes, o que, por sua vez, impacta diretamente as finanças.

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Por isso, mesmo com as facilidades disponibilizadas pelo meio digital, a gestão das finanças no marketing ainda é tão importante para os empreendimentos.

Se a campanha digital de uma empresa de consultoria tributaria consiste em investir em anúncios nos principais buscadores, ter uma verba específica para isso é essencial.

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O desenvolvimento de estratégias está condicionado ao dinheiro disponível. Portanto, o controle total das finanças do empreendimento determina sua viabilidade e produtividade.

Outro aspecto importante é saber avaliar o impacto dos investimentos em marketing no orçamento das empresas.

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É preciso sempre justificar esses investimentos, ou seja, eles precisam ter retorno à altura do volume de capital que foi empregado.

Aplicar conhecimentos de finanças ajuda na previsão desse retorno e evita problemas a longo prazo.

Calcular o ROI (Retorno Sobre o Investimento), quanto foi recebido em relação a quanto foi investido, por exemplo, é uma forma de usar finanças nesse ramo e identificar se determinada estratégia é viável ou não.

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A contratação de uma Consultoria fiscal e tributária, bem como terceirizar o financeiro são alternativas para otimizar a realização desses serviços sem afetar a produtividade da equipe.

Já que delega funções administrativas a terceiros e permite que as atividades centrais ao marketing sejam privilegiadas.

A seguir, confira os benefícios de adotar a gestão financeira no seu empreendimento de marketing.

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Os benefícios da gestão financeira no marketing

finanças no marketing

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Uma gestão financeira efetiva é capaz de integrar todos os setores do empreendimento de modo que todos os esforços se voltem para um objetivo em comum.

Assim, o tempo é otimizado e os erros humanos são minimizados.

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Independentemente da sua área de atuação, seja ela na venda online e roupas ou até de plano odontologico , por exemplo, ter uma visão ampla de todas as etapas da estratégia de marketing é crucial para atingir todos os objetivos e mensurar os resultados posteriormente.

Essa integração também privilegia a redução de custos da corporação, uma vez que evita retrabalhos e dá enfoque ao que importa: pensar em ações viáveis que trazem resultados.

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Existe uma grande variedade de formas de pensar a gestão financeira, incluindo contratar profissionais para auxiliar ou até mesmo liderar setores inteiros.

É o chamado BPO financeiro, sigla que significa Business Process Outsourcing ou terceirização de processos de empresas.

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Essa modalidade de terceirização envolve processos como:

  • Gestão de contas;
  • Agendamento e geração de relatórios;
  • Emissão de relatórios;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Gestão de documentos.

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O BPO é ideal para garantir que funções relativas às finanças sejam feitas por profissionais do ramo.

No marketing, isso é ideal para não sobrecarregar a equipe principal. Dessa forma, o desenvolvimento das estratégias de marketing se torna o único foco e a produtividade aumenta.

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Outro ponto importante é levar em conta o impacto da estratégia de marketing no orçamento da empresa contratante.

Se não houver gastos previstos suficientes para viabilizar uma série de anúncios pagos de aluguel comercial, por exemplo, a efetividade da estratégia diminuirá e o trabalho será em vão.

Manter-se em contato com os outros da empresa é essencial para criar um clima organizacional produtivo e uma sintonia entre cada parte do empreendimento.

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É preciso ter em mente que os recursos administrados pela área de finanças de uma empresa se originam das campanhas de marketing que divulgam produtos e serviços.

Por outro lado, não há campanha de marketing sem produtos ou serviços para divulgar. Portanto, um setor não sobrevive sem o outro.

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Ainda assim, conflitos entre as duas áreas são comuns.

Enquanto o marketing busca garantir mais lucro aumentando o faturamento e estimulando consumidores, os profissionais de finanças invariavelmente optam por não gastar para manter os lucros.

Esse conflito comum é evitável quando se tem uma equipe unida em prol de um objetivo e aberta a ouvir os mais diversos pontos de vista.

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Ações para uma boa gestão financeira

Existem fatores decisivos para garantir uma gestão financeira de qualidade para as empresas. Confira alguns deles a seguir.

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Definir metas

Definir metas é a forma mais efetiva de gerir estratégias e motivar a equipe. Elas são os guias das ações de cada funcionário, os objetivos a que todos devem aspirar para conquistar o sucesso.

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A definição de metas passa por custo e previsão de gastos.

Dessa forma, o marketing é privilegiado por ser desenvolvido tendo como base metas realistas que se adequam à realidade da empresa.

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Objetivos para o marketing

Marketing é objetivo. Sem um objetivo concreto, nem mesmo a estratégia mais ambiciosa surtirá efeito.

Esses objetivos são transitórios. Uma empresa de dedetização residencial pode querer ampliar seu ramo de atuação, e o marketing deve agir para concretizar isso.

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Dessa mesma forma, uma organização pode desejar manter-se relevante no seu ramo de atuação original.

O marketing também é necessário nesse caso, pois contribui para atualizar a imagem da marca e mostra ao público as vantagens do produto ou serviço.

Ao definir esses objetivos, o investimento tem mais chances de dar retorno positivo, pois sua base será mais segmentada.

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Estimativa de valores

No mundo do marketing é sempre pertinente estimar os valores de cada ação antes de empregá-la.

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Existem diversas maneiras de fazer essa estimativa, como:

  • Usar referências anteriores;
  • Fazer cotações online;
  • Trabalhar com margem de segurança;
  • Considerar a disponibilidade financeira da empresa.

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Novamente, ter um objetivo claro e saber qual será o público-alvo da estratégia de marketing otimiza recursos e facilita a administração deles.

A previsão dos gastos aliada a objetivos e público-alvo bem determinados garante que as ações sejam realizadas com a maior efetividade possível, o que nos leva ao próximo tópico.

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Segmentação

A grande oferta de produtos e serviços na internet faz com que a segmentação seja uma realidade cada vez mais concreta.

Isso se deve ao fato de ser cada vez mais difícil atingir um grande número de pessoas com estratégias generalistas.

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É preferível estudar persona e público-alvo, analisar suas necessidades e desejos para ter condições de oferecer um bem personalizado, feito sob medida para essas pessoas.

Esforços mais concentrados rendem resultados mais concretos.

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Conhecimento dos setores

O marketing digital está cada dia mais popular entre todos os tipos de empreendimentos, desde empresas de construção civíl até bancos virtuais.

Por isso, é essencial que os responsáveis pelo marketing de empresas conheçam profundamente o setor para o qual vão trabalhar.

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Isso vai proporcionar uma visão mais completa de todo o empreendimento e contribuirá na hora de estabelecer estratégias que dialoguem tanto com a empresa quanto com o seu público.

Como consequência, os gastos serão mais certeiros e os resultados serão mais efetivos.

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Domínio das redes sociais

Na atualidade a imagem de empresas está profundamente condicionada a sua presença virtual, principalmente, nas redes sociais.

Estudar técnicas de como ganhar seguidores no facebook, saber posicionar anúncios e links patrocinados no Instagram e manter um canal de comunicação cativante no Twitter são algumas das atitudes essenciais relativas a redes sociais e marketing.

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Esses ambientes são os mais frequentados pelos usuários da internet, e como consequência, são sua principal fonte de informação e ofertas. Saiba usar isso a seu favor.

Se você tem um e-commerce especializado em oferecer produtos para condomínios,por exemplo, garanta que empresas de administração de condominios sejam atingidas por suas estratégias de marketing.

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Para garantir que isso aconteça, separar uma verba específica para redes sociais é primordial para qualquer empresa que deseja investir em presença digital.

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Análise de resultados

finanças no marketing

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Após aplicar uma estratégia de marketing, analisar seus resultados é o primeiro passo para consolidar ações ou pensar em outras abordagens para o futuro.

As métricas virtuais privilegiam essas análises, sejam elas curtidas, cliques ou tempo de permanência na página.

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Os dados são instantâneos e o tempo que você gastaria fazendo pesquisas é economizado.

Tendo esses dados em mãos, fica mais fácil identificar para onde direcionar recursos e evitar gastos desnecessários ou desmedidos.

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Marketing e finanças andam lado a lado

Marketing e finanças são cada vez mais indissociáveis.

A gestão financeira é parte integrante do empreendimento, pois mantém a equipe informada sobre os recursos disponíveis.

Um acompanhamento preciso do dinheiro que entra e sai da empresa é a melhor ferramenta para analisar a eficácia das estratégias empregadas e estudar quais aspectos aprimorar.

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Com as dicas apresentadas nesse texto, as chances da sua estratégia de marketing decolar serão maximizadas.

Preste atenção a cada aspecto discutido e pense sempre à frente.

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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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