Empregamos cada vez mais o nosso tempo na internet. Estamos nas redes sociais e consumimos um grande volume de informações.
As empresas já entenderam que essa é uma nova realidade e que é preciso marcar presença no espaço digital. Por essa razão, é muito importante investir de forma constante no relacionamento com os clientes e nas estratégias de marketing digital, para ganhar visibilidade e credibilidade.
A partir desse cenário, surge a profissão social media e consultor. Relativamente nova no mercado nacional, muitas pessoas ainda desconhecem esses dois termos e não fazem ideia de qual função é exercida por esses profissionais.
Neste conteúdo quero trazer a diferença de ambas, e mostrar uma visão mais adequada para a consultoria.
Agora vamos entender um pouquinho dessas duas profissões.
Social media
Mídias sociais nada mais são que os meios por onde as marcas realizam a comunicação, compartilham conteúdo e interagem com seu público. Mas, redes sociais, blogs e sites não fazem isso sozinhas.
Elas são apenas plataformas, repositórios de conteúdos com funcionalidades que permitem a interação mas, digamos que sozinhas, elas não promovem nada. Justamente por isso, o profissional que ativa esses canais é chamado de Social Media. É ele quem planeja, cria, posta, interage, analisa e faz tudo acontecer.
Chamá-lo de mídia não é dar louros a quem não tem. Eles são, realmente, os meios necessários para ligar pessoas às marcas.
O Social Media é responsável por atualizar, monitorar e gerar conteúdo para as páginas oficiais de uma marca ou empresa nas redes sociais.
Entre os desafios desses profissionais, o de estarem sempre conectados com as novas tendências do mercado e as novidades que surgem nas redes sociais.
Consultor de e-commerce
Consultoria para e-commerce é um serviço customizado que tem o objetivo de otimizar os resultados de uma loja virtual.
Para isso, um especialista do setor analisa um site de vendas e traça estratégias para promover o crescimento de um negócio e, consequentemente, aumentar as vendas.
O melhor benefício de contar com o trabalho é a dedicação exclusiva a um e-commerce.
Dessa forma, os pontos de melhoria são identificados com mais rapidez. Assim, é possível traçar um plano estratégico mais assertivo, visando explorar todo o potencial de crescimento do negócio.
De modo geral, a consultoria para e-commerce funciona de forma online. Depois de feita a análise do negócio, o especialista pode sugerir várias ações de marketing e gestão para o seu cliente, podendo assim orientá-lo da melhor forma possível.
Um consultor expert pode chegar a cobrar R$700,00 por hora, sendo muito mais lucrativo, e claro, tendo uma cobrança menor.
Contudo, um consultor tem um peso maior, e mais autoridade no segmento. É uma profissão que o mesmo não precisa implementar o serviço, e sim direcionar da melhor forma possível seu cliente, e consequentemente ter também uma pressão menor junto ao cliente.