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Como uma empresa se transforma em organização positiva?

O universo das corporações possui consciência plena de que a qualidade de vida e a criação de melhores condições que favoreçam o bem-estar dos colaboradores são muito importantes para seu melhor desempenho e, consequentemente, para o bom andamento do negócio – afinal, todo profissional motivado e feliz em seu ambiente de trabalho consegue produzir mais (e melhor).

Quando o ambiente de trabalho e as dinâmicas de convivência contribuem para o desenvolvimento dos colaboradores, pode-se dizer que a empresa se tornou uma organização positiva. Nesse sentido, os funcionários dão seu máximo às tarefas cotidianas e conseguem elevar os níveis de realização e pro atividade.

A empresa – seja de qualquer área de atuação – que consegue estabelecer essa mudança entre sua equipe ganha resultados (geralmente em curto prazo) e percebe a melhora em diversos aspectos do negócio, cada uma contribuindo à sua maneira para o sucesso de todo o negócio.

O “clima” da organização, a relação entre colaboradores e a redução do estresse elevam a produtividade e aumentam a satisfação de todos os membros, o que, por si só, já eleva o caráter positivo da empresa.

Existem alguns elementos que se mostraram cruciais nesse momento. Segundo o PsyCap, aliás, que consiste em uma sigla para “Positive Psychological Capital”, acredita-se que o capital psicológico positivo acumulado por uma empresa consiste em algumas capacidades consideradas cruciais para se obter vantagem competitiva em relação aos concorrentes: auto eficácia, esperança, otimismo e resiliência.

A busca pela qualidade de vida dos funcionários é uma prática de responsabilidade social que precisa ser incorporada pela empresa, em suas regras gerais, e também pelos próprios profissionais, gerando comprometimento de ambos os lados: enquanto a organização se preocupa em elaborar ações e programas de estímulo, o funcionário tem a missão de considerar o quanto seu trabalho é importante para a conquista de resultados, sentindo-se ainda mais motivado a alcançar grandes objetivos – propostos ou não pelos seus superiores.

Iniciativas com o caráter de promover ações e projetos que aumentem a satisfação pessoal de colaboradores são cada vez mais comuns no mercado de trabalho. Há quem diga que tais projetos só são eficazes em empresas de pequeno porte, mas o fato é que já existem diversos movimentos realizados por grandes empresas para aproximar seus funcionários e fazê-los sentir como parte importante para o desenvolvimento da instituição como um todo.

Já se pode prever que, daqui alguns anos, a qualidade de vida dos funcionários será o grande diferencial entre empresas semelhantes, assim como o clima predominante na equipe durante as atividades cotidianas. Uma empresa que acumula estresse em seu ambiente de trabalho reduz sua produtividade rapidamente, o que faz com que toda a equipe saia perdendo.

Seja você empresário ou colaborador, é importante ter em mente que um bom relacionamento gera frutos e benefícios para todos os envolvidos e que essa atitude positiva pode ser mais simples do que parece.

Todo empreendedor deve começar pensando em estratégias que criem vínculos de confiança e que promovam liberdade para se criar diálogos abertos, sinceridade e ética entre todos os envolvidos no projeto. Bom trabalho – e, acredite, vale a pena pensar na questão com responsabilidade!

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