Doutor E-commerce

Início » Conheça os resultados da 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online

Conheça os resultados da 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online

Em um ano desafiador para a economia brasileira, 51% das lojas online fecharam o mês com lucro, segundo a 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, realizada pelo E-Commerce Brasil em parceria com o Sebrae Nacional. A pesquisa foi divulgada durante o Fórum E-Commerce Brasil 2016 e traz outros números otimistas para o setor:

– 50% dos e-commerces chamados “pure players” (que atuam somente no online) apresentaram lucro no período da pesquisa;

– 76% das lojas online têm suas sedes nas regiões Sudeste/Sul, mas o Nordeste já sedia 12% o que demostra o crescimento das vendas feitas para esta região via e-commerce;

– A taxa de conversão se manteve estável (1,5%);

– Houve redução na taxa de abandono do carrinho (34%) o que demostra, também, a maturidade do comprador online que está mais consciente do seu orçamento e do produto/serviço que necessita;

taxa-de-abandono-e-carrinho

 

Outro dado que chama a atenção nesta pesquisa é a redução do valor investido em marketing (12%) frente ao uso dos dados do cliente de forma mais inteligente e assertiva feita pelos médios e grandes varejistas.

 

percentual-do-faturamento-gasto-com-marketing

 

Por outro lado, a pesquisa revela que 43% dos lojistas não possuem estratégias de fidelização de clientes, 20% deles oferecem cupons de desconto para clientes fieis, 17% oferecem descontos progressivos, entre outras estratégias.

A tributação foi a principal dificuldade relatada pelos lojistas, seguida por Logística (2º) e Marketing (3º).

 

principais-dificuldades-encontradas-ecommerce2

 

No quesito principais meios de pagamento aceitos pelos varejistas de e-commerce, destaca-se o crescimento do resgate de programas de fidelidade, que foi citado por 89% dos entrevistados.

 

aceitacao-das-formas-de-pagamento

 

Além dessas informações, a pesquisa ainda mostra dados sobre o que os varejistas consideram como seus diferenciais competitivos, faturamento, idade média das lojas físicas com e-commerce, tendências sobre investimentos.

Link do Slide share: https://pt.slideshare.net/secret/LRam31qObe7NkW

 

Fonte: E-Commerce Brasil

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *