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Conselho para 2015: cuide bem da comunicação de sua empresa

Sim, isso mesmo. Talvez essa seja a melhor recomendação para o ano que está chegando. Os últimos anos nos mostraram que, sem comunicação, nada mais pode ser realizado com efetividade. Nos negócios, essa situação não muda. Muito menos no e-commerce.

Hoje, a comunicação é um dos principais pilares de sustentação de uma empresa. Ela fortalece as vendas e favorece (e muito) o relacionamento com clientes, contribuindo para o atendimento de qualidade por parte da loja e também para a credibilidade da marca junto aos seus consumidores.

A comunicação deve ser utilizada desde a concepção do negócio à execução diária. É através dela que se pode identificar com mais clareza as necessidades e interesses de seu público-alvo. Além disso, ela pode ser uma ferramenta importantíssima para conquistar clientes e se diferenciar dos concorrentes. Consumidores tendem a preferir empresas que são capazes de se relacionar com eles, pois essa medida transmite segurança.

Além de atrair novos clientes, a comunicação é fundamental para fidelizar os mais antigos. Torna-se possível adaptar estratégias, oferecer novas soluções e tomar decisões acertadas que não seriam tomadas se não se conhecessem os problemas que ocorrem com o cliente.

A comunicação é fundamental para que não existam lacunas entre a empresa e seu público, o que não seria benéfico para nenhum dos envolvidos, já que o cliente não conseguiria ser atendido do jeito que realmente deseja e a empresa perderia espaço para outras marcas do mercado (que sabem falar com seus consumidores!).

O âmbito empresarial é, neste caso, apenas um exemplo. A comunicação é indispensável para a qualidade de qualquer relação e só pode ser sustentada com a troca, em que todos os lados são atendidos e ninguém sai prejudicado.

É por isso que, além de cuidar do que se fala, é importante reparar em como se fala. Reveja a comunicação de sua empresa e se certifique de tratar seus clientes de forma respeitosa, humanizada e profissional.

2015 está chegando. Não deixe mais a comunicação de lado! Os consumidores merecem – e sua empresa também!

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