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Grandes líderes do varejo digital revelam segredos durante o VTEX Day

Painel reuniu grandes líderes do varejo digital durante o evento. Foto: Izabelle Mendonça
Painel reuniu grandes líderes do varejo digital durante o evento. Foto: Izabelle Mendonça

Uma Keynote Session promovida durante o VTEX Day 2016, na última quinta-feira (12), reuniu grandes líderes do varejo digital na área Executive Summit, dedicada a CEO’s e CIO’s no evento. Na ocasião, participaram o diretor da Ri Happy, Carlos Fernandes; o CEO do e-commerce Máquina de Vendas, Marcelo Ribeiro; o country manager Brazil da Privalia, Fábio Bonfá; além do regional E.V.P. da loja Falabella, Ricardo Alonso. Durante o bate-papo, comandado pelo CO-CEO da VTEX, Mariano Gomide, eles revelaram alguns desafios do dia a dia e mudanças realizadas nos últimos anos nos grandes players.

A Dr. e-commerce compareceu ao evento e traz com exclusividade os detalhes desse bate-papo. Confira abaixo as declarações dos representantes da Ri Happy, Máquina de Vendas e Privalia:

Mariano Gomide – Em um DRE de e-commerce, qual é o ponto que merece mais atenção atualmente? Qual é o maior problema?

Fábio Bonfá (Privalia): “Reversa. A correta gestão de estoque reverso é um dos principais desafios para a Privalia, visto que temos uma taxa de 10% hoje. Nossa meta é voltar para o número de 8% nessa gestão.”

Carlos Fernandes (Ri Happy): “Trabalhar com margem. Preferimos perder vendas do que fazer loucuras em preços ou frete.”

Marcelo Ribeiro (Máquina de Vendas): “Em nosso caso é o estoque, relacionado ao capital de giro.”

Mariano Gomide – Conseguem manter a margem, ou seja, o mesmo mark-up?

Fábio Bonfá (Privalia): “Depende. Somos uma solução na crise para muitas marcas. Se não aumentamos o desconto no nosso preço, perdemos o diferencial para conquistar mais lojas. Estamos mantendo, mas com dificuldade.”

Carlos Fernandes (Ri Happy): “Como falei na pergunta anterior, nosso objetivo é manter a margem saudável, mesmo sabendo que isso pode prejudicar algumas vendas, às vezes.”

Marcelo Ribeiro (Máquina de Vendas): “Difícil manter a margem sem alteração no preço. O aumento foi inevitável.”

Mariano Gomide - Quais mudanças de cargos de gerência e diretoria fizeram nos últimos anos e conseguiram bons resultados?

Fábio Bonfá (Privalia): “Há 2 anos fizemos o investimento em qualidade de serviço e planejamento. Para isso, aumentamos o time de operações e essa mudança refletiu num aumento de vendas e margem.”

Carlos Fernandes (Ri Happy): “Investimos em pessoas com maior qualificação e transformamos custos transacionais em custos variáveis.”

Marcelo Ribeiro (Máquina de Vendas): “Juntamos as operações de 1000 lojas com o e-commerce em um modelo matricial, o que trouxe bons resultados, apesar da taxa de 15% de corte que precisamos fazer para chegar nesse modelo. Além disso, as áreas de transporte e de atendimento ao cliente passaram a ser comandadas por uma única diretoria.”

Por Redação Dr. e-commerce

 

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