Doutor E-commerce

Início » Pesquisa indica que crise não afetará a Black Friday 2015

Pesquisa indica que crise não afetará a Black Friday 2015

crise não afetará a black friday 2015

Após o Dia das Crianças, a Black Friday ou "sexta-feira negra" é, sem dúvidas, a próxima data mais esperada pelo varejo físico e online. Embora o cenário econômico atual deixe os consumidores mais cautelosos, pesquisas apontam que a crise não afetará a Black Friday 2015. De acordo com um levantamento realizado pelo site Zoom, que entrevistou 20 mil pessoas, a maioria dos consumidores (71%) pretende comprar nesta edição, que acontece no dia 27 de novembro, se encontrar bons descontos.

As expectativas para a Black Friday são ainda mais otimistas para o e-commerce. Segundo a pesquisa, 85% dos entrevistados acreditam que os melhores descontos oferecidos pela data são encontrados nas lojas virtuais. Além disso, a confiança dos consumidores no ambiente online também aumentou, já que 84% dos participantes da pesquisa afirmaram ter segurança sobre o recebimento da compra dentro do prazo informado pela loja.

Outro dado importante da pesquisa é que cada vez mais a Black Friday ganha força no Brasil, pois 64% dos entrevistados afirmam ter encontrado descontos significativos nos produtos que desejavam na edição passada. O percentual de 64% também foi apresentado pela quantidade de pessoas que gostariam de antecipar as compras de Natal durante as promoções da Black Friday neste ano.

Ainda de acordo com o levantamento, 57% dos respondentes têm intenção de gastar mais de R$ 1.000, enquanto que 27% pretende investir entre R$ 500 e R$ 1.000. Os produtos mais desejados nesta edição são celulares/smartphones (57%), TVs (43%), eletrodomésticos (33%), eletroportáteis (29%) e notebooks (27%).

Previsão do crescimento

Com o sucesso em 2014, as vendas da edição passada chegaram a R$ 1,2 bilhão de reais, representando um crescimento de 40% em relação ao ano de 2013, segundo a E-bit. Com a atual crise, os investimentos das varejistas estão sendo impulsionados na data para salvar o ano, e a expectativa para esta edição é de nova alta, mesmo que seja inferior ao ano passado.

De acordo com um levantamento do Google, as palavras “desconto”, “preço” e promoção” vêm crescendo nas buscas desde fevereiro. Já no mês de agosto, houve 73% mais pesquisas desse tipo em relação ao mesmo período em 2014. Segundo a empresa, as vendas online nesta edição podem subir até 30%.

Você já preparou o seu e-commerce para a Black Friday 2015? Confira nossas dicas clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *