Doutor E-commerce

Início » Qual a importância das fotos no e-commerce?

Qual a importância das fotos no e-commerce?

Não dá pra pensar em nenhuma loja virtual que não tenha fotos dos produtos que disponibilizam para venda em seus sites. Mas essas fotos desempenham o papel que deveria?

A grande diferença, e talvez o problema, entre lojas online e offline é que nas offline o consumidor pode observar o produto fisicamente, tocá-lo e muitas vezes testá-lo, enquanto nas lojas online isso não é possível. É necessário que as lojas virtuais saibam suprir essa necessidade do consumidor, e as fotos são essenciais para isso.

As fotos no e-commerce são o mais próximo que o consumidor tem de observar e conhecer o produto.  Antes da compra, quanto mais fotos e vídeos do produto estiverem disponíveis, mais confiável será a descrição do produto.

Para que as fotos e vídeos sejam efetivos, além de focar nas características mais importantes do produto, também devem mostrá-lo como um todo. Um exemplo é uma televisão cuja maior vantagem é finura, as fotos devem mostrar a frente da televisão e também mostrar a lateral para enfatizar sua finura. Vídeos tornam possível mostrar muito mais do produto, como uma visão em 360° e algumas das funções, a dimensão real do produto e reviews, onde alguém o utiliza e avalia.

O motivo de muitos sites não conseguirem finalizar compras é por cometerem erros bobos com suas imagens e assim não conseguem convencer o consumidor sobre o investimento naquele produto.

Imagem em baixa qualidade: Fotos em baixa qualidade podem ocultar característica importantes do produto e causam desistência da compra.

Produto em más condições: Menos incidente, mas ainda assim existente. Erro absurdo que deve ser evitado sempre.

Produto errado: É comum encontrar sites que anunciam um produto e mostram fotos de outros. Deve haver muita atenção para evitar esse erro que muitas vezes causa a perda de confiança na loja.

Foto genérica: É um dos erros mais comuns de ser encontrado. Quando existe uma linha de computadores ou televisores, e em anúncios diferentes são mostradas as mesmas fotos, com o mesmo ângulo e cores. Essa padronização não diferencia as características de cada produto e não chama a atenção do consumidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *