Doutor E-commerce

Início » Segundo estudo, 80% dos empreendedores estão acima de 35 anos

Segundo estudo, 80% dos empreendedores estão acima de 35 anos

Uma pesquisa mundial feita pela Global Enterpreneurship Monitor mostra que 80% dos novos empreendimentos são criados por pessoas com mais de 35 anos. Muito diferente do que se pensava em relação à tendência de jovens estarem à frente dos negócios, ainda não é o caso.

Segundo a Business Insider, um dos maiores fatores que explicam o motivo disso é a experiência profissional e pessoal adquirida ao passar dos anos, que tendem a aumentar as chances de sucesso. A experiência aumenta a flexibilidade e tomada de decisões.

O que também contribui além da maturidade, é a rede de contatos que tende a ser muito maior quando se tem uma carreira de maior duração. Esses contatos devem facilitar a abertura de negócios, assim como o currículo mais extenso também devem contribuir.

Mas o que pode ser uma qualidade em alguns casos pode não ser tão favorável em outras situações. É comum que pessoas mais velhas sejam mais fechadas aos riscos e tendem a ignorar chances de crescimento arriscadas. Em muitos casos, para o crescimento da empresa é preciso correr riscos.

Um outro estudo relacionado foi realizado em 2009 pela Kauffman Foundation, em mais de 549 empreendimentos criados em segmentos de alta competitividade (defesa, indústria aeroespacial, saúde, computadores e eletrônicos)  mostra que quase 50% dos empreendedores têm mais de 55 anos de idade.

Nos últimos anos muito tem sido falado sobre a tendência ao sucesso de novas empresas digitais lideradas por empreendedores muito jovens, porém, segundo essas pesquisas, podemos ver que a realidade é outra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *