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Tendência de compra para o Dia dos Pais

Dia dos Pais

Vamos falar sobre tendência de compra para o dia dos Pais.

As datas comemorativas são grandes oportunidades para o varejo, e não podia ser diferente para o e-commerce.

 

Algumas datas movimentam muito mais o mercado do que outras, mas mesmo que não seja de tanta importância para o seu segmento, é importante fazer algum tipo de ação, para os consumidores que já estão esperando.

 

O dia dos pais não é uma data de grandes movimentações para o comércio eletrônico, mas pode ser certeiro para determinados segmentos, aproveitando a movimentação do mercado.

Assim, trouxemos algumas tendências de compras para o dia dos pais no e-commerce. E algumas estratégias inteligentes que sua loja pode usar.

 

Dia dos pais no E-commerce

De acordo com os dados levantados pela Nuvemshop, o Dia dos Pais em 2022, faturou cerca de 163 milhões de reais, 21% a mais comparado com o mesmo período de 2021. Além disso, houve crescimento de 11% nas vendas digitais.

 

O aumento em 2022 trouxe muitas expectativas para 2023, por isso muitas lojas apostaram com maior intensidade nesta data, ainda mais pós uma Black Friday com queda nas vendas.

 

Tendências de compras para o Dia dos Pais

Uma pesquisa do Google aponta que o desejo dos pais é ganhar eletrônicos, mas filhos pretendem presentear roupas.

 

De acordo com o estudo, os produtos mais desejados encontram-se nas categorias:

– Eletrônicos (52%)

– Moda (22%)

– Eletrodomésticos (17%)

– Bebidas, cestas ou experiências (14%)

– Itens para casa (14%)

– Produtos de beleza e perfumaria (13%)

 

O mercado encontra problemas no dia dos pais, pela dificuldade de presentes. Diferente do dia das mães em que presentes como moda, acessórios e beleza, destacam-se, a maior parte dos filhos tem dificuldades em encontrar o segmento ideal.

 

Um segmento proveitoso quando falamos em pais, mais do que mães, é o setor de casa e decoração e materiais de construção.

Itens como ferramentas elétricas para os pais hobbyistas ganham destaque nesta data também.

 

Evolução Omnichannel

Um pouco do efeito pandemia e também da dificuldade de escolha do presente ideal, muitos compradores recorrem às experiências omnichannel para a data.

A pesquisa do Google ainda aponta que 40% dos compradores recorrerão às lojas físicas para encontrar o presente perfeito. Uma elevação de 8% em relação ao ano passado.

 

A experiência ominicanalidade também funciona para entender desejo de compra e pesquisa de preços, enquanto a venda final pode ser feita pelo online.

Por isso, não deixe de investir na experiência em ambos os canais, para uma jornada completa do funil de vendas.

 

Estratégias de vendas para datas comemorativas

Dia dos Pais

 

A pesquisa ainda trouxe critérios mais importantes na hora de escolher a loja de comprar o presente.

Então, seguem algumas dicas para investir, não apenas para o Dia dos Pais, mas também para datas comemorativas no e-commerce.

 

Promoções

Quem não procura uma boa oferta, não é mesmo?

Para se diferenciar, você pode investir em ativação de base por e-mail com antecedência, uma exclusividade para quem já é parte da sua base.

 

Aproveite para também renovar a base com a captura de novos e-mails a partir da oferta de um cupom.

 

Bom atendimento

Um diferencial que é tendência no mundo digital. O cliente não busca apenas só preço.

Mas fatores como atendimento, tempo de resposta, políticas claras de troca e devolução fazem todo sentido.

 

Custo da entrega

O frete grátis é uma estratégia interessante, porém depende muito da sua condição comercial.

Não precisa oferecer só porque o concorrente oferece. Mas sim, de forma inteligente.

Sua loja ainda pode apostar em frete fixo ou então o preço especial para esquecidos que precisam do presente em pouquíssimo tempo.

 

Variedade / qualidade dos produtos

O consumidor deixa de buscar apenas preço, e passa a entender custo benefício.

Oferecer uma gama maior de produtos, como de mais simples ao mais caro pode atrair uma variedade de público, além de oferecer o poder de escolha, baseado em custo-benefício.

 

 

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